Voltar

A melhor idade para aprender um novo idioma

Tem uma pergunta que sempre recebemos aqui na Academia de Línguas: “Qual é a melhor idade para começar a aprender um novo idioma?”

Essa pergunta é frequente por dois motivos:

  1. Os pais se preocupam muito se seus filhos terão um bom desempenho e qual é a faixa etária para melhor absorção do idioma.
  2. Alguns dos alunos que nos procuram tem receio de não conseguir aprender um novo idioma depois de adultos.

Na verdade, a melhor resposta para essa pergunta é:

“Nunca é tarde para começar a aprender novas línguas!”

A diferença é que o aprendizado é mais natural e lúdico para crianças, por isso quanto mais cedo, melhor.

Há várias pesquisas que mostram que o cérebro das crianças, principalmente nos primeiros aninhos de vida, funciona como uma esponja que “suga” toda as informações que recebem. Inclusive, estudos divulgados no The Journal of Neuroscience, mostra que crianças que estão em ambientes propensos ao aprendizado de mais de uma língua têm mais chances de se tornarem fluentes em mais de um idioma.

Isso acontece porque, logo que nascem, as crianças já são capazes de reconhecer fonemas, principalmente da língua materna, com a qual tem mais contato, consequentemente, se são expostas a mais de um idioma, tal reconhecimento se torna natural também para a língua adicional. O bom desempenho das crianças também está ligado à grande interação entre os dois hemisférios do cérebro, o esquerdo, que desenvolve a parte lógica, e o direito, que é responsável pelo aprendizado.

Isso não quer dizer que adolescentes e adultos não são capazes de aprender novos idioma. A Revista Galileu e o portal Viva Bem, da Uol, publicaram matérias que mostram a importância de um adulto aprender um novo idioma. Entre os motivadores de sermos bilíngues ou poliglotas temos:

  1. Melhora as habilidades de realizar multitarefas,
  2. Fortalece a memória,
  3. Melhora a capacidade de tomar decisões,
  4. Aguça a pessoa a ser mais observadora e, o melhor
  5. Retarda o aparecimento do Alzheimer.

Tudo isso sem mencionar os benefícios para a carreira e para a vida pessoal.

E então, qual idioma você quer aprender na Academia de Línguas? Inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão?

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?