Voltar

Aprender outro idioma também é saúde mental! Vem entender mais sobre isso!

Se manter o corpo em movimento é uma necessidade física e um condicionamento para ter boa saúde, com a mente não é diferente. Com certeza, você já ouviu dizer que fazer caminhos diferentes para chegar no mesmo lugar, fazer cubo mágico e palavras cruzadas, ajudam no retardamento de problemas mentais durante a vida.

Além de trabalhar a memória, essas atividades fazem com que seu cérebro se mantenha raciocinando constantemente. Da mesma forma funciona o desafio de aprender um novo idioma.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e o Instituto Nizam de Ciências Médicas em Hyderabad, na Índia, quem se dedicou a aprender uma segunda língua durante a vida, tem os sintomas de demência manifestados com cinco anos a mais do que aqueles que falam apenas sua língua nativa.

Isso porque falar, escrever e entender um outro idioma é um desafio constante e que exige prática e dedicação, uma vez que o desuso faz com que tudo que foi aprendido seja esquecido. Por isso, é tão importante o contato diário ou semanal com aquilo que você se dedica a aprender ou não quer esquecer.

Manter a mente ativa aprendendo e aprimorando outro idioma é um grande exercício de prevenção e ainda te traz grandes oportunidades na vida pessoal e profissional. Além de te ajudar com a concentração, te trazer mais segurança e melhora diversas outras funções mentais.

E aí, quer começar a cuidar melhor da sua mente de um jeito que nunca tinha pensado antes?

Voltar
Open chat
Precisa de ajuda?